Youtubeplay

Infra-estrutura

Atualizado em 19/11/14 09:35.

INFRA-ESTRUTURA

Biblioteca

Os alunos regulares do Programa de Pós-Graduação em Educação dispõem da Biblioteca do Campus Catalão (BSCAC) e do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (SIBI/UFG).

A Biblioteca do Campus Catalão (BSCAC) tem uma área física total de 1.885 m², com capacidade para abrigar cerca de um milhão de volumes, sendo prioridade a expansão do acervo de acordo com as exigências do INEP. Essa área física é dividida em espaços para serviços técnicos e administrativos, para estudo em grupo, cabines para estudos individuais e setor de empréstimo.

O acervo da Biblioteca do Campus é composto por livros, obras de referência, periódicos (jornais e revistas). O acervo é processado conforme padrões internacionais de catalogação. O gerenciamento do acervo é feito por meio do programa Sophia, que trata dos serviços de catalogação, consulta, circulação e estatísticas.

A Biblioteca do CAC integra o SIBI/UFG, junto à Biblioteca Central (BC/UFG). O Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), é composto por cinco unidades (uma central e quatro setoriais): do Campus Colemar Natal e Silva (BSC-1), do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (BSCepae) e as dos Campi de Jataí (BSCAJ) e Catalão (BSCAC).

A BC e a BSC-1 são informatizadas e participam do Portal Capes, que disponibiliza revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Também mantém convênios com o IBICIT e com a BIREME para o serviço de COMUT.

O SIBI/UFG oferece diversos serviços, alguns deles restritos à comunidade da UFG, formada por alunos de graduação e de pós-graduação, servidores docentes e técnico-administrativos.

O sistema de bibliotecas da UFG oferece os seguintes serviços aos usuários: consulta local, empréstimo domiciliar, orientação no uso de catálogos, computadores e coleções, normalização de trabalhos técnico-científicos, curso de normalização, posto de serviço da ABNT, treinamento de calouros, treinamento no uso da base de dados, visitas orientadas, levantamentos bibliográficos para a comunidade da UFG, comutação bibliográfica, COMUT, atividades culturais, videoteca, balcão de referência, catalogação na fonte, serviço de fotocópia, jornal mural, indexação de artigos de periódicos, home Page, acervos, catálogos e informações úteis, bem como internet gratuita para a comunidade universitária.

Consciente de seu importante papel de disseminador da informação, o Sistema de Bibliotecas da UFG serve também de centro de pesquisa a todos os segmentos da sociedade que necessitam do insumo informacional para seu desenvolvimento.

Laboratório de informática

O Laboratório de Informática do Departamento de Educação do Campus Catalão é aberto aos alunos da Pós-Graduação em Educação.

Sala de teleconferências

Em parceria os Programas de Pós-Graduação em Educação, Estudos da Linguagem, Geografia e Química do Campus Catalão disponibilizam uma sala de vídeo conferência para participação virtual de membros externos em bancas de mestrado e outras atividades acadêmicas.

Defesa de Dissertações

O PPGEDUC tem a sua disposição dois mini auditórios com capacidade para duzentas pessoas cada um, com ar condicionado e sonorização.